6º ano > Objetivos e áreas do conhecimento

Língua portuguesa

  • Identificar e analisar diálogos.
  • Planejar a fala em interações que exigem defesa de pontos de vista.
  • Compreender textos que instituem direitos e deveres.
  • Selecionar informações em textos.
  • Responder, por escrito, a perguntas ou enquetes que exijam posicionamento crítico.
  • Relatar oralmente o conteúdo de notícias.
  • Selecionar e resumir informações.
  • Reconhecer o “lide” em uma notícia.
  • Elaborar enquetes.
  • Analisar e elaborar listas e tabelas.
  • Identificar as ideias defendidas ou refutadas por interlocutores.
  • Produzir textos em diferentes mídias.
  • Refletir sobre ditados populares.
  • Elaborar e escrever um texto argumentativo.

Arte

  • Compreender o trabalho coletivo nos seus limites e desafios por intermédio de diferentes modalidades de improvisação.
  • Utilizar materiais e objetos de forma responsável e sustentável.
  • Conhecer e apreciar obras, analisando -as e dialogando sobre a sua criação.
  • Entender o papel da arte como propulsora de iniciativas sociais.
  • Valorizar os espaços artísticos públicos.
  • Incentivar a aproximação dos alunos aos espaços artísticos públicos.

Educação física

  • Prezar o trabalho coletivo e o protagonismo.
  • Identificar, debater e utilizar estratégias individuais na solução de
  • situações problemáticas.
  • Recriar suas possibilidades de prática.
  • Identificar os esportes praticados e os não praticados na comunidade.
  • Construir coletivamente procedimentos e normas de convívio que
  • viabilizem a participação de todos na prática de exercícios físicos.
  • Analisar, refletir e estabelecer acordos em favor de situações de justiça,
  • equidade e solidariedade.
  • Reconhecer e respeitar os colegas.
  • Refletir sobre a discriminação e o preconceito.

Matemática

  • Resolver e elaborar problemas.
  • Reconhecer grandezas compostas (kWh).
  • Trabalhar noções iniciais de razão e proporção.
  • Compreender o uso das unidades de medida de energia e tempo.
  • Indicar a probabilidade de um evento.
  • Identificar elementos de um gráfico de colunas, barras e linhas.
  • Trabalhar com as quatro operações fundamentais.
  • Utilizar -se do cálculo mental, da estimativa e da calculadora.
  • Resolver problemas envolvendo a partilha de uma quantidade em partes desiguais.

Ciências

  • Perceber a adaptação das espécies aos ambientes.
  • Refletir sobre a importância da água.
  • Representar fatos e ideias, fazendo associações sobre as mudanças do meio ambiente relacionadas à ação do homem e os aspectos social, cultural e econômico.
  • Observar as necessidades alimentares do ser humano.
  • Refletir sobre o uso e o desperdício de energia elétrica.
  • Elaborar um cardápio saudável.
  • Refletir sobre insegurança alimentar.
  • Perceber a geração de lixo no Brasil e os problemas ocasionados por ela.
  • Conhecer e pesquisar sobre aproveitamento integral dos alimentos.

Geografia

  • Perceber a diversidade natural e humana do território brasileiro.
  • Compreender a ação das tecnologias na intensificação das conexões entre os lugares.
  • Entender as relações entre sociedade e natureza.
  • Coletar informações de fontes variadas sobre o Brasil e, então, organizá-las, analisá-las e apresentá-las por meio de múltiplas linguagens.
  • Identificar problemas ambientais e seus impactos, apontando possibilidades de intervenção.

História

  • Utilizar tecnologias para acesso às fontes históricas.
  • Identificar fontes históricas.
  • Organizar e selecionar informações coletadas em diferentes suportes.
  • Perceber as diversas maneiras de contagem e de registro do tempo.
  • Conhecer e problematizar as diferentes formas de organização política do Brasil.
  • Entender a construção dos direitos civis.
  • Refletir sobre taxas e impostos cobrados pelo governo.
  • Compreender a evolução do dinheiro.
  • Refletir sobre direitos e deveres do consumidor.
  • Pensar sobre bens individuais e coletivos.

Conceitos de educação financeira

Conhecer e refletir sobre:

  • Utilizar tecnologias para acesso às fontes históricas.
  • Identificar fontes históricas.
  • Organizar e selecionar informações coletadas em diferentes suportes.
  • Perceber as diversas maneiras de contagem e de registro do tempo.
  • Conhecer e problematizar as diferentes formas de organização política do Brasil.
  • Entender a construção dos direitos civis.
  • Refletir sobre taxas e impostos cobrados pelo governo.
  • Compreender a evolução do dinheiro.
  • Refletir sobre direitos e deveres do consumidor.
  • Pensar sobre bens individuais e coletivos.