8º ano > Objetivos e áreas do conhecimento

Língua portuguesa

  • Identificar e analisar diálogos.
  • Planejar a fala em interações que exigem defesa de pontos de vista.
  • Mobilizar diferentes tipos de argumentos, como explicação e exemplificação.
  • Compreender textos das esferas política, jurídica e reivindicatória.
  • Selecionar informações em textos.
  • Responder, por escrito, a perguntas ou enquetes que exijam um posicionamento crítico.
  • Relatar oralmente o conteúdo de notícias, selecionar e resumir informações.
  • Analisar e elaborar listas e tabelas.
  • Identificar as ideias defendidas ou refutadas por interlocutores.
  • Produzir textos em diferentes mídias.

Arte

  • Exercitar atividades teatrais e compreender o trabalho coletivo nos seus limites e desafios por intermédio de diferentes modalidades de improvisação.
  • Utilização dos materiais com responsabilidade e sustentabilidade.
  • Planejar trabalhos plásticos e visuais.

Educação física

  • Prezar o trabalho coletivo e o protagonismo.
  • Identificar, debater e utilizar estratégias individuais na solução de situações problemáticas.
  • Recriar suas possibilidades de prática.
  • Analisar, refletir e estabelecer acordos em favor de situações de justiça, equidade e solidariedade.
  • Reconhecer e respeitar o colega.

Matemática

  • Resolver e elaborar problemas.
  • Trabalhar com as noções de medida de comprimento, área e capacidade.
  • Compreender o cálculo da medida de área de figuras poligonais.
  • Indicar a probabilidade de um evento e operar com o conceito de “média”.
  • Realizar estimativas e operar com o conceito de “média”.
  • Trabalhar com as quatro operações fundamentais.
  • Utilizar-se do cálculo mental, da estimativa e da calculadora.
  • Resolver problemas envolvendo juros simples e compostos.
  • Resolver e elaborar problemas envolvendo porcentagem, incluindo a ideia de juros simples e determinação de taxa percentual, com ou sem tecnologias digitais.

Ciências

  • Registrar dados e informações sobre problemas ambientais e/ou relacionados com o consumo exagerado.
  • Conhecer e perceber a redução dos impactos ambientais na utilização da economia compartilhada.

Geografia

  • Identificar a presença de trabalho, ideias, valores culturais, tecnologias oriundos de diferentes contextos, relacionando essa presença a questões econômicas, políticas e culturais que afetam a dinâmica socioespacial em seu contexto próximo.
  • Compreender a ação das tecnologias na intensificação de conexões entre lugares e perceber as implicações nos modos de vida, de produção, de trabalho e consumo.
  • Refletir sobre o conceito de “espaço” e perceber as diferenças regionais.

História

  • Utilizar tecnologias para acesso às fontes históricas.
  • Identificar fontes históricas.
  • Organizar e selecionar informações coletadas em diferentes suportes.
  • Perceber as construções textuais como formulações interessadas, relacionadas às disputas e conflitos vividos pela sociedade.
  • Conhecer e problematizar as diferentes formas de organização política do Brasil e refletir sobre taxas e impostos.
  • Reconhecer mudanças e permanências nas relações de trabalho na sociedade brasileira.
  • Conhecer o trabalho voluntário.
  • Conhecer o Código de Defesa do Consumidor.

Conceitos de educação financeira

Conhecer e refletir sobre:

  • Economia compartilhada.
  • Previsões e negociações.
  • O conceito de salário.
  • Lucro.
  • Orçamento.
  • Imprevistos e margem de segurança.
  • Cartão de crédito.
  • Planejamento econômico.
  • Empréstimos e investimentos.
  • Origem dos bancos.
  • Metas e replanejamentos.
  • Receita e despesa.