9º ano > Objetivos e áreas do conhecimento

Área gua portuguesa

  • Identificar e analisar diálogos.
  • Planejar a fala em interações que exigem defesa de pontos de vista.
  • Mobilizar diferentes tipos de argumentos, como explicação e exemplificação.
  • Analisar recursos persuasivos, como a ambiguidade e a polissemia em textos publicitários.
  • Compreender textos das esferas política, jurídica e reivindicatória.
  • Selecionar informações em textos.
  • Responder, por escrito, a perguntas ou enquetes que exijam um posicionamento crítico.
  • Relatar oralmente o conteúdo de notícias, selecionar e resumir informações.
  • Analisar e elaborar listas e tabelas.
  • Identificar o ponto de vista a partir do qual uma história é narrada.

Arte

  • Compreender o trabalho coletivo nos seus limites e desafios por intermédio de diferentes modalidades de improvisação.
  • Utilização dos materiais com responsabilidade e sustentabilidade.
  • Planejar trabalhos plásticos e visuais.

Educação física

  • Prezar o trabalho coletivo e o protagonismo.
  • Identificar, debater e utilizar estratégias individuais na solução de situações problemáticas.
  • Recriar suas possibilidades de prática.
  • Refletir sobre a convivência em grupo.
  • Analisar, refletir e estabelecer acordos em favor de situações de justiça, equidade e solidariedade.
  • Reconhecer e respeitar o colega.

Matemática

  • Resolver e elaborar problemas.
  • Compreender e efetuar cálculos com números reais.
  • Rever o cálculo da medida de área de figuras poligonais.
  • Indicar a probabilidade de um evento e operar com a noção de “média”.
  • Trabalhar com quatro operações fundamentais.
  • Utilizar-se do cálculo mental, da estimativa e da calculadora.
  • Resolver e elaborar problemas envolvendo frações, cálculo de porcentagem, porcentagem de porcentagem, juros, descontos e acréscimos, relacionando representação percentual e decimal, com e sem o uso de tecnologias digitais.

Ciências

  • Perceber que o uso de produtos pelos seres humanos interfere na atmosfera e na vida terrestre (embalagens/ soluções sustentáveis).
  • Conhecer e pesquisar sobre a ocorrência de ciclos naturais e a sua importância.
  • Registrar dados e informações sobre problemas ambientais e/ou relacionados com a produção de alimentos e de produtos (tempo de decomposição).
  • Refletir sobre produtos tecnológicos, seu uso e implicações sociais.
  • Conhecer e refletir sobre reciclagem, sustentabilidade e consumo responsável dos recursos naturais.

Geografia

  • Identificar a presença de trabalho, ideias, valores culturais, tecnologias oriundos de diferentes contextos, relacionando essa presença a questões econômicas, políticas e culturais que afetam a dinâmica socioespacial em seu contexto próximo.
  • Compreender a ação das tecnologias na intensificação de conexões entre lugares e perceber as implicações nos modos de vida, de produção, de trabalho e consumo.
  • Analisar a origem de problemas sociais, ambientais, culturais e políticos que afetam o Brasil e manifestar um posicionamento crítico a eles.
  • Coletar informações de fontes variadas sobre o Brasil, organizá-las, analisá-las e apresentá-las por meio de múltiplas linguagens.
  • Conhecer o estudo das formulações do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IBGE).

História

  • Utilizar tecnologias para acesso às fontes históricas.
  • Identificar fontes históricas.
  • Reconhecer o século XX como um momento de reordenação e reformulação das relações de trabalho.
  • Reconhecer mudanças e permanências nas relações de trabalho na sociedade brasileira e o problema do desemprego;
  • Conhecer e refletir sobre leis trabalhistas e aposentadoria.
  • Refletir sobre o trabalho escravo e o trabalho infantil.
  • Reconhecer o avanço tecnológico como um propulsor de uma nova economia.
  • Conhecer e refletir sobre as transformações ocorridas nas relações de trabalho no Brasil (contemporâneo), a criação do salário mínimo e do estágio.
  • Conhecer e refletir sobre a criação da Associação de Pais e Mestres (A.P.M.).
  • Conhecer e problematizar as diferentes formas de organização política do Brasil e refletir sobre a democracia.
  • Refletir sobre taxas e impostos e o Código do Consumidor e conhecer o Inmetro.

Conceitos de educação financeira

Conhecer e refletir sobre:

  • Planejamento e antecedência.
  • Metas.
  • Análise do perfil consumidor.
  • Lucro.
  • Pesquisa de preços.
  • As estimativas.
  • Atacado e varejo.
  • Projetos (curto, médio e longo prazo).
  • Orçamento familiar.
  • Salário bruto e salário líquido.
  • Direitos do trabalhador.
  • Sazonalidade.
  • Valor Bruto e valor líquido.
  • Juros simples e compostos.
  • Patrocínio.
  • Imprevistos.