7º ano > Objetivos e áreas do conhecimento

Área ua portuguesa

  • Identificar e analisar diálogos.
  • Planejar intervenções orais de cunho argumentativo em situações
  • deliberativas.
  • Compreender textos que regulam direitos e deveres.
  • Selecionar informações em textos.
  • Responder, por escrito, perguntas ou enquetes que exijam um posicionamento crítico.
  • Relatar oralmente o conteúdo de notícias, selecionar e resumir informações.
  • Analisar e elaborar listas e tabelas.
  • Observar a ocorrência da intertextualidade.
  • Identificar as ideias defendidas ou refutadas por interlocutores.
  • Planejar intervenções orais de cunho argumentativo em situações deliberativas.
  • Reconhecer os pontos de vista e os argumentos que os sustentam em gêneros.
  • Debater o tema consumo a partir da análise de textos publicitários e observar recursos persuasivos.

Arte

  • Utilizar materiais e objetos de forma sustentável e responsável.
  • Confeccionar um cartaz se preocupando com os elementos textuais e gráficos.
  • Planejar trabalhos visuais.

Educação física

  • Prezar o trabalho coletivo e o protagonismo.
  • Identificar, debater e utilizar estratégias individuais na solução de situações problemáticas.
  • Recriar suas possibilidades de prática.
  • Identificar os esportes e lazer praticados e os não praticados na comunidade.
  • Analisar, refletir e estabelecer acordos em favor de situações de justiça, equidade e solidariedade.
  • Reconhecer e respeitar o colega.
  • Respeitar o patrimônio público.

Matemática

  • Resolver e elaborar problemas.
  • Resolver problemas envolvendo as medidas de perímetro e área.
  • Comparar e interpretar dados apresentados em gráfico de colunas e de setores.
  • Reconhecer o sistema de numeração decimal como o que prevaleceu no mundo ocidental, destacando semelhanças e diferenças com outros sistemas.
  • Resolver e elaborar problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta ou inversa entre grandezas.
  • Conhecer e refletir sobre moedas estrangeiras.

Ciências

  • Refletir sobre a produção de lixo.
  • Compreender o significado de sustentabilidade, relacionando os impactos de nossos hábitos com a produção de lixo e danos à contrapostos às medidas que podem ser tomadas a fim de recuperar e preservar o equilíbrio ambiental.
  • Refletir sobre a importância dos 5 erres.
  • Representar fatos e ideias, fazendo associações sobre as mudanças do meio ambiente relacionadas à ação do homem e os aspectos social, cultural e econômico.

Geografia

  • Analisar, na vida cotidiana, elementos culturais, sociais e políticos.
  • Compreender a ação das tecnologias na intensificação das conexões entre os lugares.
  • Entender as relações entre sociedade e natureza.
  • Coletar informações de fontes variadas sobre o Brasil, organizá-las, analisá-las e apresentá-las por meio de múltiplas linguagens.
  • Identificar problemas ambientais e seus impactos, apontando possibilidades de intervenção.

História

  • Utilizar tecnologias para acesso às fontes históricas.
  • Identificar fontes históricas.
  • Identificar sujeitos e processos históricos.
  • Reconhecer o protagonismo de sujeitos e de grupos históricos.
  • Conhecer e refletir sobre diferentes profissões, formas de trabalho e de sociabilidades presentes nas cidades brasileiras.
  • Reconhecer e discutir princípios dos direitos humanos e civis dos brasileiros, sobre o Estatuto do idoso e da criança e do adolescente, posicionar-se sobre modos de tratamento, estereótipos, preconceitos e atitudes discriminatórias em diferentes temporalidades.
  • Identificar, problematizar e emitir opiniões sobre as causas da exclusão social.
  • Organizar e selecionar informações coletadas em diferentes suportes.

Conceitos de educação financeira

Conhecer e refletir sobre:

  • Evolução do trabalho.
  • Orçamento familiar.
  • Recebimentos e gastos (o equilíbrio).
  • Planejamento a curto, médio e longo prazo.
  • Doação e reaproveitamento.
  • Custo de vida.
  • História do dinheiro no Brasil.
  • Consumo consciente.
  • Marcas e patentes (Leis).
  • Escolhas e renúncias.
  • Projeto de vida.
  • Elaboração de metas.
  • Imprevistos e margem de segurança.
  • Formas de pagamento.
  • Juros.
  • Ter e ser.
  • O cartão de crédito.